As vantagens de usar animações em publicidade

As vantagens de usar animações em publicidade


Ora viva tudo bem?

Geralmente quando ouvimos a palavra “animação”, surgem na nossa mente dois pensamentos: o animador de festas infantis ou a recordação dos desenhos animados assistidos na TV.

No artigo de hoje, abordaremos o segundo exemplo. Todavia, de uma forma um pouco diferente, pois as animações não são feitas apenas com a função de entreter ou somente para o público infantil.

Como ferramenta, a animação faz parte da publicidade desde o início da televisão. No entanto, actualmente a área tem possibilidades quase infinitas, ultrapassando as barreiras do cinema e TV, garantindo o seu lugar no desenvolvimento da era digital, em geral e do marketing digital em particular.

Quer saber as vantagens do uso de animações para a sua empresa? Segue com a leitura…

Mas antes, o que é a animação?

Segundo Chong (2008), animação é o “processo que cria a ilusão de movimento para um público por meio da apresentação de imagens sequenciais em rápida sucessão.” Ainda de acordo com o autor, “O desenvolvimento da ilusão visual e das imagens em movimento tem fascinado tanto o público quanto os cineastas. Mesmo em nosso mundo saturado de mídia e de imagens, os primeiros experimentos na animação, como os flip books (ou folioscópios), ainda têm o poder de envolver o criador e o espectador”.

É incrivel, mas observando de uma forma mais profunda percebe-se que a animação está cada vez mais presente, desde spots publicitários na TV, aberturas ou vinhetas de telenovelas, cinema, internet e mais… Pode ler aqui sobre a criatividade no design.

Continuando…

Quais são os tipos comuns de vídeo animado?

Os vídeos em motion graphics (animação gráfica) geralmente fazem uso de elementos geométricos, gráficos e lettering (textos), para a criação das animações em 2D ou 3D. Embora seja o tipo mais comum de animação, não é o único. A seguir pode-se ver alguns tipos mais utilizados de vídeo animado que poderá usar para se comunicar com o seu público:

Com uso de personagens

Este recurso permite que a identificação do público com a marca seja mais forte. Pois o uso de personagens, de preferência carismáticos, é ideal para aumentar a proximidade e a sensação de uma comunicação  mais pessoal. Veja o exemplo em: https://youtu.be/R0UWvdyABFo

Representação de um quadro branco ou papel

Chamados de draw my life são geralmente vídeos animados mostrando ao mesmo tempo uma história contada e sendo ilustrada. Os motion graphics ajudaram e muito no crescimento da qualidade deste estilo e várias empresas passaram a usar o estilo para criar vídeos explicativos e institucionais. Veja o exemplo em: https://youtu.be/LerdMmWjU_E

Com capturas de imagens reais

Com um pouco de imaginação e criatividade, praticamente qualquer limitação em um vídeo com captura real pode ser quebrada. Pois juntando as animações com a filmagem, é possível criar efeitos especiais fantásticos e dignos de cinema. Veja o exemplo em: https://youtu.be/Plrtpi_GfPk

Com colagem

Esta técnica ajudou a resgatar uma aparência vintage, mas moderna no marketing digital. O Estílo tornou-se popular nos últimos anos, com a simulação de recortes de revistas/jornais/etc., para criar telas bastante fantásticas de acordo com a criatividade e imaginação do designer (motion graphics). Veja o exemplo em: https://youtu.be/Z-fJl0VDwWM

Então quais são as vantagens de usar animações em publicidade?

Segundo especialistas, conteúdos em vídeo podem ter um grande poder para as empresas ao atrair, converter e reter clientes. Mas isso não significa que basta gravar ou criar qualquer coisa e divulgar o vídeo em qualquer meio, é necessário possuir um planejamento estratégico para conseguir atingir o público de forma assertiva. A seguir pode ver pelo menos 5 benefícios do uso de vídeos animados para os negócios:

1. Maior engajamento

“Com vídeo, é possível transmitir muita informação por meio de imagem, áudio, música, textos e animação. Todos esses estímulos ajudam a atrair de forma mais fácil a atenção do espectador e, consequentemente, engajá-lo. Os vídeos também são mais fáceis de serem compartilhados nas redes sociais.”

2. Melhora a posição da empresa no Google

“Incluir vídeos no site e em artigos do blog favorece um melhor ranqueamento da página. Isso porque vídeos em sites aumentam o tempo de permanência do usuário na página e deixam o conteúdo mais completo, o que é um factor importante para o Google. Além disso, é possível ranquear o próprio vídeo no Google por meio do YouTube.”

3. Ajuda na compreensão das informações

“Com um vídeo de qualidade, é possível educar o público de forma muito mais eficiente e completa. Parece impressionante, mas sabemos que é muito mais confortável sentar, relaxar e absorver um alto volume de informações apenas assistindo a um vídeo envolvente, que lhe coloque de forma mais natural dentro daquele conteúdo. Uma pesquisa da Animoto afirma que os três principais tipos de vídeos de marca que as pessoas mais gostam são: como fazer, vídeos sobre promoções e lista de top 5.”

4. Aumenta chances de conversão

“Vídeos explicativos com storytelling têm um grande poder de persuasão. Com eles, é mais fácil mostrar o potencial do produto ou da empresa. Cerca de 93% das empresas afirma ter recebido um novo cliente graças a um vídeo nas mídias sociais, de acordo com o relatório da Animoto.”

5. Aproxima mais a marca e gera emoções

“Vídeos transmitem emoções de um jeito muito mais directo do que outros meios. E pessoas compartilham e interagem com emoções. O contacto audiovisual ajuda a criar uma conexão com o usuário, além de passar mais convicção e credibilidade.”

Tem alguma dúvida ou algo que gostava que fosse melhor explorado? Deixe a sua opinião nos comentários e compartilhe o artigo com seus amigos nas redes! Até já

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *