Até onde um conteúdo pode ser importante?


Quando falamos de conteúdo a o que nos referimos exactamente?

Esta deve ser a questão que você se fez logo que viu o nosso tema. Então, acompanhe-nos e vamos juntos descobrir qual é o propósito deste tema.

Antes de avançarmos para a resposta à pergunta inicial, vamos saber o que é um conteúdo? Vamos. Um conteúdo é nada mais nada menos que uma matéria, um assunto ou algo que pode ser expresso oralmente ou por escrito, este pode ser bom ou mau. Por outro lado, pode ser, também, uma estratégia de marketing. Se pretente saber mais sobre marketing leia aqui.

A produção de conteúdos é deveras importante em qualquer contexto que envolva a comunicação. Entretanto, é um dos motivos que pode causar menos interesse nas pessoas que pretendem nele tirar um bom proveito. Geralmente, isto acontece quando este conteúdo não satisfaz as expectativas criadas por quem procurava nele alguma resposta ou solução. Considerando-se o mesmo pouco satisfatório ou mau. No entanto, nós pretendemos reflectir sobre o conteúdo em contexto de marketing. Quem lida com marketing já deve estar cansado de se deparar com esta palavra, pois não!

Agora vamos responder à nossa pergunta de partida. Em marketing, existe o que é chamado “Marketing de conteúdo”, que é uma estratégia, tal como já revelamos, importante para informar, educar, advertir ou mesmo para chamar a atenção de visitantes e ou leads. Este conteúdo é acima de tudo uma forma para gerar visibilidade para a marca que o compartilha. Além disto, ele deve espelhar aquilo que os visitantes procuram e menos o que a empresa oferece, pois só assim ele será atraente.

É importante saber que por detrás de um conteúdo existe sempre, uma pessoa interessada, uma pesquisa feita e um objectivo a alcançar, pois pressupõe-se que com o conteúdo pesquisado se pretenda alcançar algum objectivo, dado que um conteúdo, não é meramente expositivo, ele pode ser, também, explicativo e ou ilucidativo.

Mais do que apenas criar conteúdo, deve-se garantir que este esteja vinculado ao nicho de mercado no qual o autor está virado. Isto garante que os visitantes possam ter múltiplas respostas às suas buscas, dentro do mesmo campo, sem muitas dificuldades.

Ora surge uma questão, como saber se o conteúdo criado é bom ou satisfaz às expectativas dos visitantes?

Vários factores estão por detrás da criação de um bom conteúdo, neste caso, o escrito. Alguns destes factores a considerar são: a pesquisa, a fim de saber o que os outros abordaram o mesmo assunto e garantir que o novo conteúdo tenha uma nova forma de abordagem, bem como traga novas e relevantes informações, direccionada ao público algo anteriormente pensado. Além da pesquisa, considera-se a linguagem a usar, que deve coadunar com o alvo; o tamanho do texto, assim como as imagens que o acompanham.

Tudo isto concorre para formar um bom conteúdo. Entretanto, até onde um conteúdo pode ser importante?

A importância ou não de um conteúdo é determinado por quem o busca, ou seja, ao garantir que um conteúdo corresponda aos factores acima mencionados, garante-se, automaticamente, que para o público que busca uma determinada temática saia satisfeito e com os seus anseios respondidos. Ademais, em marketing pode-se considerar um bom conteúdo aquele que possibilita a atracção, retenção e conversão de leads, pois além disso qualquer comunicação pressupõe atrair. Você pode ler mais sobre comunicar para atrair.

Você já deve saber que para ter sucesso no mundo digital é indispensável a criação de um bom conteúdo. Ora o facto desse conteúdo ser bom garantirá que para o seu alvo ele será de muita importância, respondendo assim às expectativas de quem busca, bem como de quem partilha.

Esperamos ter respondido aos seus anseios. Obrigado por acompanhar os nossos conteúdos. Comente abaixo e deixe ficar as temáticas que gostaria de ver partilhadas no blog.

Até breve.

1 comentário em “Até onde um conteúdo pode ser importante?”

  1. Pingback: Vantagens de usar redes sociais nos dias actuais – One Click Mozambique

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *