Identidade Visual - por que se deve ter?!

Identidade Visual – por que se deve ter?!


Ora viva, tudo bem?

Quer saber o que é identidade visual e qual é a sua importância para o negócio? Vem comigo…

Independente da dimensão do negócio, se quiser ter sucesso é imprescindível definir adequadamente o público (alvo) e desenvolver uma comunicação coerente e que fale directamente com o seu público. Uma boa identidade visual (corporativa) permite essa comunicação coerente.

São vários os profissionais que colaboram para o desenvolvimento de uma boa identidade visual, dentre eles podemos destacar o designer gráfico, que é o profissional que irá materializar o conceito visual da identidade corporativa. Fiz um artigo incrivel a falar sobre o papel do designer gráfico, poderá ler aqui.

Continuando…

Especialistas concordam que os consumidores só se lembram facilmente de uma marca pelas experiências que ela proporciona. Portanto, para que uma marca possa penetrar de uma forma sólida e profissional num segmento de mercado ela deve ter uma boa Identidade Visual.

Mas o que seria a IDENTIDADE VISUAL?

Está curioso? Então continue…

Antes de definir a Identidade Visual é necessário perceber que para se diferenciar no mercado uma empresa precisa que a sua marca tenha uma identidade própria, com gráficos bem definidos e um design único.

A Identidade Visual pode ser percebida como sendo a representação da história e valores que a empresa pretende transmitir ao mercado. Ela é constituída basicamente pelo nome, logotipo, fonte, cor e estilo próprios. Ela é um dos pilares que sustenta a estratégia de comunicação em todos os meios visuais, o que inclui tanto os meios impressos assim como os digitais.

O logo(tipo) é um dos elementos-chave da identidade visual. Ele permite que uma marca seja rápida e facilmente reconhecida e lembrada pelo público. Todavia, a criação de um logo(tipo) não deve ser negligenciada, o ideial é contar com designers profissionais para o seu desenvolvimento, pois estes conhecem os objectivos da criação. Quer saber como são criados os objectivos de um projecto de design? Click aqui.

As cores/paleta de cores, tipografias/fontes, formatos/grafismos e até frases, como o slogan, possuem o papel de gravar na mente do consumidor, de forma rápida e objetiva, quais são os valores e missão do negócio.

“Devido à sua importância, a identidade visual deve ser bem estudada e trabalhada. Seu desenvolvimento requer um estudo completo de aplicações e formatos ideais para sua apresentação. Inclui, além do logotipo, materiais básicos de papelaria como cartão de visita, envelope, papel timbrado, website, etc.”

Depois de perceber o que é  a identidade visual, surge a seguinte pergunta:

Qual é a importância da Identidade Visual para o negócio?

É indiscutível a importância da identidade visual para qualquer negócio, no entanto, especialistas concordam que existem 3 funções essenciais que uma boa identidade visual deve realizar, sejam quais forem as metas específicas da empresa, são elas:

  • Ser reconhecível, simples e clara, ou seja, não deve conter elementos demasiadamente confusos que façam com que seu público-alvo não a identifique facilmente;
  • Conferir personalidade ao negócio;
  • Diferenciar-se das marcas concorrentes.

Uma identidade visual bem desenvolvida e marcante é um passo fundamental para se apresentar ao cliente como uma empresa em que ele pode acreditar e investir. Grandes nomes do mercado são representados por imagens e cores que despertam a nossa memória até mesmo de forma inconsciente.

O logotipo (imagotipo) da adidas, por exemplo, é representado pelo símbolo de 3 barras e pela palavra adidas ambos na cor preta. É quase impossível ver um desses elementos, estejam juntos ou separados, e não lembrar imediatamente da marca e seus produtos, mesmo sem querer.

É este tipo de impacto que geralmente se deseja causar no público, uma identidade visual que transpareça a missão do negócio e se torne reconhecível em qualquer lugar.

Hoje em dia, as empresas não constroem boa reputação apenas devido à qualidade de seus produtos e serviços, a imagem que transmitem também é vista como uma medida de seu sucesso.

Uma dica: “durante a construção da identidade visual, não classifique nenhuma ideia como louca demais ou pequena demais. Deixe a criatividade voar livremente para formar a imagem que você idealizou.” Falando em criatividade não deixe de ler este artigo fantástico que aborda o tema.

Tem alguma dúvida ou algo que gostava que explorasse melhor? Deixe a sua opinião nos comentários. Compartilhe com seus amigos nas redes! Até já…

2 comentários em “Identidade Visual – por que se deve ter?!”

  1. Dércio Craisso

    Muito grato ZAINA, fico feliz em saber que o artigo foi útil para si…
    Temos artigos de segunda a sexta feira…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *