Esta parece uma questão com resposta óbvia, mas o que as empresas fazem com as informações que recebem em forma de feedback!
É indiscutível que qualquer gestor de clientes e vendedor que queira fidelizar seu público alvo deve sempre ouvir e responder da melhor forma ao cliente, assim pode corrigir as falhas no serviço ou defeitos do produto, pode atender melhor e desenvolver soluções mais assertivas com base nas reais necessidades, gostos e preferências do cliente.
“O cliente está sempre certo”
Esta frase é uma das mais populares quando se trata de atendimento ao cliente, mas será ela verdadeira?
A ideia de colocar o cliente como prioridade e no centro do negócio é muito aderida entre as empresas, pois ninguém está disposto a perder clientes ou envolver-se em discussões com clientes sabendo que deles vêm todas as suas receitas.
A gestão de clientes é um nível bem interessante de gestão de relacionamentos, onde o cliente paga para ser tratado da forma que ele espera ser tratado e é fundamental que o gestor desse cliente busque de forma periódica colher o feedback do mesmo.
A verdade é que ninguém está sempre certo, até mesmo os clientes. O desafio é saber lidar com essas situações, mas como? Consideremos algumas sugestões:
- Colha feedback continuamente – é humanamente expectável que novas necessidades surjam a cada momento e circunstância. Assim, fazer a actualização e alinhamento de expectativas continuamente fará com que a probabilidade de perder um cliente diminua substancialmente.
- Escute as reclamações do cliente – este ponto é extremamente importante para as situações em que o cliente não está satisfeito. Independentemente de concordarmos com a reclamação, devemos sempre buscar perceber o motivo da reclamação e nunca, absolutamente nunca, ignorar a indignação de um cliente.
- Parta do princípio que o cliente não reclama sem motivo – sempre que reclamamos o fazemos por perceber que fomos, de alguma forma, prejudicados e não é diferente quando somos clientes. Por conta disso, devemos nos autoavaliar sempre, e sempre que tivermos que discordar de um cliente a nossa primeira preocupação deve ser transmitir empatia, mostrar que entendemos a frustração do cliente, mas alguns eventos e práticas não podem ser definidas pelo cliente. As empresas usam as suas próprias filosofias de trabalho e não as alteram a cada opinião contrária, desde que saibam justificar o motivo.
Feedbacks são ferramentas de medição de qualidade e principalmente satisfação do cliente, e se bem capitalizados podem melhorar o atendimento, processos de produção e garantir a fidelização de clientes. Uma organização que não recebe ou que não busca perceber os feedbacks do mercado está condenada à estagnação. Então, concluiu se o feedback do cliente muda algo? Comente, deixando ficar a sua opinião, bem como acrescentando algo. Vemo-nos em breve…
Hi,
I hope you are doing well.
I want to contribute a guest post article to your website that may interest your readers.
It would be of high quality and free of cost. You can choose the topic of the article from the topic ideas that I’ll send you in my next email once you approve this offer.
Please note that I will need you to give me a backlink within the guest post article.
Please let me know if I shall send over some amazing topic ideas?
Regards,
Lindsay Johnson