Pesquisar para quê?


Muitos devem questionar-se o porquê de pesquisar? Não é menos dispendioso criar o seu negócio e pular essa etapa? Alguns acreditam que é mais prático dispensar uma pesquisa e optar por uma forte publicidade, pior ainda quando o volume de negócio não é tão elevado.

É importante dizer que não importa o tamanho do seu negócio, a pesquisa é fundamental, levando em consideração que cada negócio tem uma necessidade de pesquisa diferente. Sabe porquê? Continue lendo e já já percebe o porquê de pesquisar.

Já repararam naquela loja que havia naquela esquina da vossa casa ou do vosso trabalho a um ano e hoje não está mais lá? Maior parte dos negócios são criados e facilmente desaparecem. Já pararam para pensar no que pode estar por detrás disso? Muitos acreditam que uma pesquisa não faz diferença nenhuma no negócio, mas sim uma boa publicidade ou uma boa estratégia de venda. Entretanto, para a criação dessa publicidade e estratégia de venda é preciso pesquisar. Não importa que caminho deseja seguir, se quiser fazer com que seu negócio cresça, terá que recorrer a uma pesquisa.  

Primeiro, uma pesquisa ajuda na tomada de decisão, com uma boa base de dados e informações é possível tomar decisões mais assertivas, não se pode tomar decisões com base em suposições ou senso comum.

Segundo, através da pesquisa conhecemos o nosso público-alvo e o seu comportamento, percebemos os seus hábitos, o que compram, onde compram, a regularidade que compram, que meios de pagamentos usam, as redes sociais que usam, permitindo criar uma estratégia de comunicação adequada para oferecer produtos serviços que vão de acordo com seus gostos e preferências. Outro aspecto a ser considerado em relação ao público-alvo é que através da pesquisa conseguimos melhorar o atendimento feito.

O terceiro aspecto é vender mais, pois é, e quem não quer vender mais? Você precisa conhecer o que está a vender, para quem está a vender, onde está a vender, quando deve vender. A partir disso torna-se fácil criar uma estratégia de comunicação adequada, que vai de acordo com o público. Essas informações ajudam a aumentar as vendas ou verificar as falhas que causam a redução das vendas.

O quarto e último aspecto é sobre o produto/serviço. Podemos olhar em 2 aspectos: o produto/serviço inserido no mercado e um produto/serviço a ser lançado no mercado. É importante conhecer o seu produto/serviço, mas pra isso você precisa pesquisar os produtos da concorrência, só assim você pode comparar e saber quais são os pontos forte e fracos que os outros têm em relação aos produtos/serviços, permitindo um posicionamento adequado no mercado. Sobre novos produtos/serviço, a pesquisa permite avaliar se vale ou não a pena inserir um determinado produto ou serviço no mercado, evitando a inserção de produto/serviço que não teriam aceitação no mercado, evitando gastos de produção, economizando tempo e ideias. Mas também permite-nos melhorar os aspectos negativos do produto e torna-lo mais aceitável ou atrativo ao ser lançado.

Contudo, a pesquisa auxilia na criação e implementação de diversas estratégias, pois permite-nos estar próximos dos clientes, permite-nos oferecer uma experiência mais personalizada, sermos mais assertivos em atender as necessidades do público, ter um domínio de negócio pois não é feito as cegas e reduzirmos bastantes os nosso erros.

Então, o conteúdo que acaba de ler foi proveitoso? Deixe ficar o seu comentários abaixo. Até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *