Como pesquisei, como pesquisar…


Alguns questionam-se como funciona um processo de pesquisa ou como pesquisar…

Pode-se ver aqui algumas noções importantes usadas no processo de pesquisa no mundo do marketing e como eu tenho feito as minhas pesquisas, mas antes darei uma noção daquilo que é uma pesquisa de mercado. “Pode-se dizer que pesquisa de mercado é uma acção de colecta de dados e informações sobre um determinado mercado, serviço ou produto onde a posterior serão analisados para desenvolver algum tipo de acção, relatórios e gerar leads”. A pesquisa na área de comunicação e marketing sempre foi fundamental para tomada de decisões mais assertivas para um melhor posicionamento no mercado e para melhor responder aos desejos dos consumidores.

Quando se fala em como pesquisar em um contexto geral, a ideia que se tem é de procurar em livros, revistas, artigos e algumas informações também podem ser encontradas na internet, blogs, sites e outros. Mas quando se trata de fazer uma pesquisa de mercado, esse tipo de informação raramente será encontrada em livros ou em algum site na internet. Esse tipo de pesquisa é feito no campo ou terreno, recolhendo os dados do mercado, público-alvo, produto ou serviço que se deseja pesquisar. Então, decidi dividir o processo de pesquisa de mercado em 6 etapas, sendo elas:

  1. Primeira: importante definir de forma clara o que se pretende pesquisar. Tenha claro em mente o problema que tem a resolver e isso lhe acompanhará ao longo de toda pesquisa e ajudará a não perder o foco.
  2. Segunda: qual é a finalidade da pesquisa e o que pretende saber com a pesquisa.
  3. Terceira: certifique-se de escolher o melhor método de colecta de dados ou informações de acordo com aquilo que deseja pesquisar. Para cada objecto de pesquisa um método diferente a ser usado.
  4. Quarta: é importante conhecer as fontes onde irá recolher os dados ou informações. Deve-se verificar se as fontes são fidedignas para a recolha.
  5. Quinta: é a etapa da colheita de dados ou informações. Para esta etapa, procure informações em uma segunda fonte, não escolha apenas uma, certifique-se de obter em pelo menos 2 fontes diferentes.
  6. Na sexta e última etapa é feita a análise e armazenamento de dados. Serão analisados todos os dados ou informações obtidas ao longo da pesquisa e serão guardadas para situações futuras similares.

Neste segundo ponto, compartilho aspectos essenciais que tenho feito ao longo do meu processo de pesquisa. Em primeiro lugar, procuro sempre definir o meu objectivo ou aquilo que pretendo pesquisar e em todas as etapas do processo de pesquisa tenho sempre em mente este objectivo para não perder o foco e comprometer os resultados.

De seguida, certifico-me de usar a minha rede de contactos. Considero que ter uma boa rede de contactos neste processo de pesquisa de mercado se torna uma grande vantagem na hora de obter algum dado ou informação, pois conhecer as pessoas certas nesse momento muda tudo.

Um outro aspecto que levo em consideração é em relação ao número mínimo de fontes. 3 é o ideal para o caso de um desempate. Por fim, devo dizer que o meu processo de recolha e análise de dados ou informações é feito de forma contínua, ou seja, os dados são frequentemente actualizados ou alterados, tendo em conta que o mercado é mutável, as pessoas estão sempre em mudanças e as tendências são outras.Saiba que é importante fazer da pesquisa um processo contínuo para acompanhar as mudanças do mercado e poder posicionar-se de forma mais assertiva.

1 comentário em “Como pesquisei, como pesquisar…”

  1. Gostava de chame pelo nome mas, não consigo identificar.
    Interessantes a dicas de pesquisa e muito valiosas, mais ainda por serem genericamente aplicáveis.

    Não sou muito apologista da ideia de depender de contactos para obter informações por dois motivos:
    1-deixa refém da informação que tal pessoas têm acesso.
    2-faz parecer um processo para pessoas privilegiadas para uma sociedade como a nossa.

    Meus parabéns,
    Meu nome é José Seiuane

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *