SABE ONDE RESIDE O SUCESSO DE UM TRABALHO?


Uns dizem que o sucesso reside em ter uma conta bancária recheada, ter autoconhecimento, ter uma boa rede de contactos, ser confiante, ser reconhecido, fazer o que ama ou até mesmo ser persistente e por ai vai… Se continuasse, acabaria o artigo só enumerando onde reside o sucesso para cada um.

Segundo o dicionário da Oxford, ter “Sucesso é conseguir bom resultado, ter êxito e ser vitorioso.” Não há duvidas que é da natureza humana querer alcançar o sucesso, mas qual é o segredo para obtê-lo?

Sou da opinião que o segredo do sucesso no trabalho está ligado a vários factores ou acções combinadas, e para o alcance do sucesso é preciso ter em consideração as dificuldades, oportunidades, contexto social, bem como a forma de pensar de cada indivíduo. Portanto, acredito que o sucesso no trabalho não tenha uma fórmula certa ou errada, mas algumas acções (que já saberão), que se executadas em simultâneo poderão levá-lo a alcançar o sucesso no trabalho, sendo eles: disciplina, foco, persistência, horas extras, fazer bem independentemente de amar ou não, dar o melhor de si.

*Disciplina: é importante traçar metas realísticas e segui-las a risca, a disciplina exige muito de nós, mas é através dela que as nossas metas e objectivos podem ser materializados. Ela permite-nos cumprir tarefas mesmo quando existem condições adversas ou não favoráveis. Portanto, se pensarem em ter sucesso no trabalho, eis um ponto indispensável.

*Foco: Sucesso sem foco? Quanta distração passa por nós todos os dias, a cada momento? Se não focarmos os olhos naquilo que pretendemos alcançar, podemos tirar do nosso vocabulário a palavra sucesso! Devemos estabelecer o que realmente queremos, nossos objectivos e trabalhar para o seu alcance.

*Persistência: é muito provável que não tenhamos resultados positivos em nossas primeiras tentativas, por isso é importante a persistência. Acreditar que somos capazes de fazer o que for que seja. Embora com a rejeição, alguns tropeços que possam surgir e a dúvida de algumas pessoas, devemos tentar quantas vezes for necessário até que tenhamos a resposta que sempre desejamos. Não nos devemos esquecer em hipótese alguma de levar em consideração as críticas constructivas para melhoramos naquilo que fazemos.

*Horas extras: Devo confessar que esse ponto das horas extras é bem pessoal, e teve um grande impacto positivo no sucesso do meu trabalho. Se realmente queremos obter um trabalho de excelência ou nos destacarmos dos demais precisamos agir diferente, precisamos dar mais, e cá entre nós, as horas oficiais estabelecidas de trabalho não são suficientes para um trabalho muito bom e se não conseguimos ter tanta qualidade, sinto muito vos informar, mas não haverá sucesso. Reparem, o dia tem 24horas das quais 8horas são de trabalho e temos as restantes divididas em outras actividades sendo uma delas dormir 8horas (como a maioria usa). Se não quisermos privar as outras actividades, pois bem, ao invés de usarmos as 8horas para dormir, usaríamos apenas 4horas e as outras para trabalhar. Parece difícil, mas não. O nosso organismo é incrível, a maioria das vezes ele adapta-se.

*Fazer bem independentemente de amar ou não: No início eu defini que sucesso é fazer o que amamos, mas já pensaram o quanto pode ser desafiador fazer algo que não amamos e fazermos bem! Já pensaram quantas barreiras podem ter quebrado para chegar a esse ponto e o quanto isso faz de vós mais? Desafiar-se e superar-se também é um segredo para o sucesso. Você mostra que se pode superar, que se pode adaptar e que está preparado para qualquer situação que possa surgir. O sucesso de um trabalho também reside nisso.

*Dar o melhor de si: Eu poderia somente definir neste artigo o “ter sucesso” dizendo, “Se quiser ter sucesso apenas dê o seu melhor”, mas como mencionei no início, ter sucesso é um conjunto de acções usadas em simultâneo que nos permitem obter bons resultados. Portanto, o segredo do sucesso no trabalho reside em, dar tudo de nos, arriscar, entregar-se, apaixonar-se, inspirar-se, desafiar-se, doar-se, procurar-se, encontrar-se, viver…

Como não fugimos a regra, damos sempre espaço aos nossos leitores para deixarem ficar os seus comentários sobre a leitura feita.

Aguardamos pelos vossos comentários. Até breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *