Comunicar Para Atrair


Comunicar     Para     Atrair

Oi, oi. Sim você, você que está aqui a ler ca da le tra es cri ta.

Pelo menos sei que até aqui você me acompanhou. Sabe como termina tudo isso? Acompanhe.

Comunicar é uma necessidade que todo o ser humano tem, quer falando, quer escrevendo, quer gesticulando. Há sempre necessidade de dar, receber e perceber algo e é através da comunicação que tudo isto acontece.

É comunicando que expressamos opiniões, ouvimos novas ideias, partilhamos experiências, revelamos sentimentos, desvendamos verdades e uma infinidade de coisas. É comunicando que ouvimos e solucionamos problemas. É comunicando que expressamos e realizamos sonhos. É comunicando que compramos produtos e vendemos serviços. É comunicando que nos adaptamos a vida em sociedade.

A comunicação é uma prática que em tempos existiu, existe e podemos dizer que sempre existirá. Enquanto sociedade, sempre tivemos a necessidade de fazer trocas comerciais, ensinar, estudar, comprar e vender, conhecer pessoas, trocar informações e mais. Em tudo isso, precisamos de escrever, sinalizar ou falar e isto implica comunicar. Tudo isso sempre foi feito de forma simples, sem muitos rodeios.

Você se lembra da situação que lhe deu mais medo de comunicar? Se sim, visualize-a e perceba que comunicar não é uma tarefa fácil. Não é possível penetrar na mente de alguém e colocar lá a nossa ideia, por isso implica ter o poder de persuasão, ser capaz de convencer a pessoa a perceber ou aceitar a nossa ideia. E isso requer de nós muito exercício. O mesmo exercício é feito para qualquer situação que envolva pessoas e a necessidade de comunicar.

Já percebeu que desde o princípio estou a tentar comunicar? Será que já percebeu o que quero comunicar? (risos)

Agora vamos…

Preciso dizer-lhe que a arte de comunicar sempre veio acompanhada de conhecimento e criatividade. Nota-se que a cada dia tem sido cada vez mais uma exigência comunicar e comunicar bem. A necessidade de fazer parte da sociedade actual, posicionar-se e mover massas tem exigido mais esforço e capricho no que queremos que outras pessoas saibam, recebam e compram.

As marcas, quer sejam colectivas ou individuais, têm tido mais oportunidades, recursos e meios para comunicar os seus produtos. Mas nem com isso consideram fácil comunicar sobre as suas marcas, pois não se trata apenas de comunicar, é sobre o que, onde, para quem e como comunicar. É possível que quem comunica se pergunte: como fazer isso? A solução reside sempre em saber a resposta para as quatro questões acima.

“Perde-se” mais tempo traçando estratégias de comunicação do que comunicando, por que será? Porque é com base numa boa estratégia e inteligentemente traçada que a comunicação tem efeitos positivos e gera resultados esperados. Tudo o que estará por volta dessa estratégia adequa-se ao tempo, ao espaço e a uma determinada realidade. Motivo pelo qual faz sentido o ditado que diz “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”. Sejam elas de quem comunica ou de quem recebe. Daí a necessidade de se reiventar.

Um factor de extrema importância é reconhecer que nem todos dominam a arte do bem comunicar, nem todos que comunicam serão considerados exímios comunicólogos. E nem todos que comunicam, comunicam para ATRAIR.

2 comentários em “Comunicar Para Atrair”

  1. Pingback: Até onde um conteúdo pode ser importante? – One Click Mozambique

  2. Pingback: Vantagens de usar redes sociais nos dias actuais – One Click Mozambique

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *