Por que devemos atender bem a todos?

Por que devemos atender bem a todos?


Por que devo atender bem a todos se os mesmos não estão dispostos a adquirir os meus produtos ou serviços? Talvez essa seja a pergunta mais completa. Eu daria uma resposta simples, devo atender bem a todos porque esse é o meu trabalho, atender pessoas independentemente do seu estatuto social ou se for um simples curioso que quer apenas olhar. 

Hoje vamos falar sobre algo fundamental no negócio, o atendimento. Um bom atendimento é capaz de determinar a permanência ou não de um potencial cliente, mas não termina aí. Continue lendo e já explico mais sobre porquê devemos atender bem a todos.

Quando falo de um bom atendimento me refiro a exceder a expectativa de quem vem procurar os meus produtos ou serviços, se consigo criar laços e se consigo solucionar os seus problemas de forma objectiva. Por essas razões o atendimento nunca será o mesmo para todos, cada um possui uma necessidade, uma sensibilidade e uma personalidade diferente por isso devo sempre ajustar a minha postura para cada situação e pessoa se eu quiser ser bem-sucedido.

No atendimento podemos nos deparar com 2 tipos de pessoas, a pessoa que deseja adquirir algo ou que tenha algum interesse no produto ou serviço e o curioso que geralmente vem só olhar. A atenção dada aos 2 deve ser a mesma, o curioso deve ser visto como um potencial cliente tanto quanto o cliente que deseja algo.

Para o primeiro tipo de pessoa, que já vem com a intenção de adquirir algum produto ou serviço devemos dar toda a nossa atenção, levando em consideração o que Kotler diz sobre a satisfação dos clientes, “Um cliente satisfeito conta para 3 pessoas sobre a experiência positiva na sua empresa, mas um cliente insatisfeito relata para 11 pessoas da sua experiência negativa”. Acho que não preciso explicar mais o porquê do bom atendimento, ninguém arriscaria em perder 11 potências clientes.

Para o segundo tipo de pessoa, que chamarei de curioso, este é sempre o mal visto da história, mas ele pode se tornar o melhor cliente amanhã, é importante criar bons laços desde o início. Quando é feito um bom atendimento criamos uma experiência boa na mente das pessoas. Por isso quando a pessoa tiver a possibilidade de adquirir o tipo de serviço ou produto que oferecemos ela vai pensar primeiro em nós ou na nossa empresa, devido a boa impressão que teve e as memórias positivas que criou e não só, é mais fácil recomendar alguém que esteja a precisar dos serviços ou produtos que você oferece. Portanto não esqueça de manter a boa disposição para quem quer que seja.

Já se sentiu muito bem atendido? Já esteve na situação de ter que atender um curioso, que por vezes pode ser visto como chato? Já achou que estivesse a ser mal atendido? Em que situação esteve? Conte a sua experiência nos comentários.

Espero por si.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *