Vamos de forma lúdica conversar sobre algo que supostamente você saiba.
Tentei imaginar quantas vezes na vida você já ouviu falar de marketing. Quantas vezes você já disse que está a fazer marketing ou fulano está a o fazer. Quando na verdade se tratava de outra coisa que não fosse marketing.
Vamos aqui ver apenas três pontos:
- Marketing e o seu contexto;
- Como vemos o Marketing Digital;
- O Marketing de Mídias Sociais.
Este é um termo muito conhecido, mas o que é Marketing e qual é o seu contexto?
“Marketing é a actividade, o conjunto de instituições e os processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”.
Muitos acreditam que o foco do marketing é vender produtos para clientes e ganhar lucro, mas esta é apenas uma consequência do marketing. Senão, as instituições públicas e ONG’s não fariam marketing porque elas não têm esse objectivo explícito, os seus objectivos estão mais virados para um outro tipo de retorno, engajamento, fortaleciemnto da marca e mais. Contudo, Marketing são acções inteligentes. Marketing é sobre saber como se posicionar, como conquistar o cliente, como ganhar lucro, como entregar valor ao seu público, dependendo do público e do custo-benefício que a empresa entrega.
Em que contexto se fala de Marketing?
Pode-se falar de Marketing em todos os contextos, social, político, económico, desde que exista concorrência, demanda por produtos e serviços, clientes, mercado, público por atender, etc. Ademais, qualquer negócio envolve o marketing (só para constar, até agências funerárias envolvem-se no marketing).
Toda e qualquer empresa, instituição precisa de marketing, pois já tinha sido referenciado que o marketing não se resume em vendas, é a área que dá vida a uma instituição. Se existe uma marca que precisa ser notada, vai apostar em acções de marketing, como vai se organizar, qual será a imagem para anunciar a sua existência, de acordo com a forma como ela pretende ser vista. Não importa a dimensão da empresa, ela vai precisar de Marketing, sempre.
Avançando um pouco ainda, no marketing existe o que chamamos de Marketing digital, como vemos isso?
Temos que confessar que nunca se precisou tanto do marketing digital como se tem precisado nos últimos dias.
Marketing digital, de forma resumida, são as estratégias ou acções de marketing aplicadas no meio electrónico. É a actuação online do marketing. Os websites, blogues, aplicativos, redes sociais, e-mails, etc. Todo este conjunto leva-nos a resumir o marketing digital. Entretanto, dentro dele há várias especificidades.
Será preciso esse marketing digital? Quem ousaria dizer não, talvez ou não sei?
Sendo o marketing uma área que segue a actualidade e que direcciona cada acção consoante a realidade actual, ouso dizer que é o necessário para todas as empresas (note-se que quando me refiro a empresa, incluo associações, pessoas individuais, etc).
Hoje em dia, por muito que não seja o nosso desejo, o celular, tablet ou computador são mais presentes no nosso dia a dia do que o televisor. Porque realmente é mais viável estar com aqueles todos dispositivos móveis do que sentar à televisão.
Acabamos por estar mais expostos aos canais onlines do que offlines. Logo, aproveitamo-nos disso para aplicar o marketing. Outro aspecto que nos liga ao mundo digital é que nele nós procuramos o que queremos naquele momento, mas na TV, jornal, encontramos o que eles têm para nos oferecer. Daí a vantagem do digital.
No mundo todo, existem inúmeros tipos de marketing, mas existe um que foi citado acima e que vamos saber um pouco mais sobre ele, o Marketing de Mídias Sociais.
Podemos afirmar que o Marketing de Mídias Sociais, é uma tendência do marketing online
Antes de se abrir uma empresa faz-se um estudo sobre o possível nome, o produto ou serviço que oferecerá, a sua localização, e mais. Da mesma forma que se faz esse estudo, antes de se abrir a empresa, deve-se fazer antes de se pensar em que rede social colocar a sua empresa. Nisto, pode-se fazer perguntas como: Será que é onde está o seu público? Será que o que publica é o que o seu público precisa saber? Toda a actividade que for seguida deve responder a estas e mais questões pertinentes, pois se assim não for, há grandes possibilidades de se estar a fazer um marketing para destruir, que é um erro grave.
Outro erro grave que as marcas incorrem tem a ver com “inspiração”. Consideram que se a Marca X comunica nessas redes sociais, a minha marca pode também o fazer, mas nesse processo não consideram alguns aspectos como a área de actuação, o motivo da escola de uma determinada rede e o objectivo por detrás.
É por conta disso que existem agências de comunicação e marketing. Para auxiliar na comunicação de uma marca, no geral, pois há uma grande possibilidade de as empresas, na tentativa de se comunicar com o seu público usando redes sociais, alcançarem objectivos totalmente contrários ao que desejavam. Se pretendia informar pode acabar desinformando. Isso acontece por não ter acções de marketing bem estruturadas e bem elaboradas, tratando-se de imagem, texto e o próprio meio de comunicação.
– Dentro do Marketing de mídias sociais pode-se ter muitas acções, por isso as empresas definem os seus objectivos e propósito com o uso de redes sociais. Daí, traçam-se estratégias que visam alcançar aqueles objectivos. Há quem só usa redes sociais para captar clientes e fechar negócios. Há quem usa para divulgar informações. Há quem usa para fazer vendas. Há quem usa para ganhar visibilidade online, etc.
Consideramos como sendo algumas das vantagens do marketing de mídias sociais; humanizar uma marca, estar mais próximo dos seus consumidores e melhorar o relacionamento com eles. Quando o consumidor chega a se sentir dentro da empresa, apenas estando nas redes sociais, pode-se dizer que a empresa está num bom caminho Contudo, o Marketing, no geral, é o ponto vital para toda e qualquer empresa. Se uma empresa falha no marketing, falhou como empresa.
Conteúdo muito útil, well done.
Muito obrigado.
Continue conectado, todos os dias úteis da semana temos um post novo!
Pingback: Até onde um conteúdo pode ser importante? – One Click Mozambique
Pingback: Vantagens de usar redes sociais nos dias actuais – One Click Mozambique